top of page
IMG_0940.jpg

​​Luciano Guilherme da Rocha, nasceu em Itajaí-SC-BRAZIL, é um grande entusiasta da música. Começou a tocar violão aos 11 anos de idade, e aos 13, ao ouvir o solo de guitarra da música The Final Countdown da banda Europe, algo lhe tocou a alma, ficou maravilhado, e decidiu então que a partir dali a guitarra seria seu instrumento: queria por tudo tocar todos aqueles solos do LP de mesmo da canção. Luciano também cantou por muitos anos em coral, sendo um grande admirador da polifonia. Hoje ele é também compositor nas horas vagas, um "hobby",  que aprecia demasiadamente. Suas principais referências musicais são:

JJohann Sebastian Bach, Wolfgan Amadeus Mozart, Ludwig Van Beethoven, Led Zeppelin, Queen, Men at work, Pink Floyd, Heart, Scorpions, Nirvana, Kiss,  Europe, Beatles, Bee Ges, Deep Purple, U2, Quarta Redenção (Banda muito querida dos anos 80 de nossa Itajaí), Expresso (Banda catarinense dos anos 80), 14 BIS , Legião Urbana, Milton Nascimento, Kleiton & Kledir, Boca Livre, Toquinho, Djavan, Geraldo Vandré, Elis Regina, Raul Seixas, Engenheiros do Hawai, Titãs, Secos e Molhados, Rita Lee, A Cor do Som, Rush, Elton John, Dire Straits, Guns n´ Roses, INXS, IRA, Rolling Stones, Beto Guedes, Tears For Fears, Zé Ramalho, Zé Geraldo, Caetano Veloso, Belchior, Chico Buarque, Gilberto Gil, Toninho Horta, Adoniran Barbosa, Paulinho Nogueira, Baden Powell, Guilherme Arantes, Clara Nunes, Erasmo Carlos, Edu Lobo, João Bosco, Tom Jobim e muitos outros grandes nomes de nossa MPB (Música Popular Brasileira). Para Luciano, é um sonho que se realizou, poder compor, gravar e arranjar músicas que saíram do fundo da alma, algo que estava contido por cerca de 40 anos, e que agora, se exteriorizaram e vieram à tona. Essas músicas para ele, foram um presente de Deus dada à banda Spero Amicis.

Paulo Pinheiro nasceu em Cabo Frio-RJ e vive em Santa Catarina desde os 11 anos.

Começou a aprender seu primeiro instrumento (o violão), aos 12 anos e a partir dos 14 já participava de festivais de música. Mais tarde participaria de várias bandas tocando em bares da região onde mora.
Trocou de instrumento algumas vezes por pura necessidade das bandas das quais participou, acabando por se firmar no contrabaixo. As experiências com esse instrumento, além do violão, guitarra e teclados lhe conferiram um senso generalista, que veio a ser útil para construir arranjos musicais.

Seus heróis da música vão do progressivo ao mais puro pop, incluindo The Beatles (e as carreiras solo de seus membros), ABBA, Creedence Clearwater Revival, Pink Floyd, The Bee Gees, Dire Straits, Elton John, The Police, Supertramp, Roxette, The Bangles, Cyndi Lauper, Phil Collins, Queen, The Cars, Billy Joel, The Beach Boys, Michael Jackson, Toto, Secret Service, Men At Work, Rod Stewart, Blondie, Culture Club, Elvis Presley, Tears For Fears, Simon  & Garfunkel, The Carpenters, Lionel Richie, Stevie Wonder, The Alan Parsons Project, Earth Wind & Fire, além dos brasileiros Engenheiros do Hawaii, A Cor do Som, 14-bis, Rádio Táxi, Kiko Zambianchi, Barão Vermelho, Marina Lima, Leoni, Lulu Santos, Rita Lee, Ritchie, Blitz, Ultraje a Rigor, Roupa Nova, Metrô, RPM, Roberto & Erasmo Carlos, Guilherme Arantes, Pepeu Gomes, Milton Nascimento, Kleiton & Kledir, Nei Lisboa, Gal Costa, Tim Maia, Zizi Possi, Elis Regina, Edu Lobo, Tom Jobim e muitos outros.

Essas memórias musicais afetivas estão de uma forma ou de outra presentes no trabalho da Spero Amicis, bem como as de muitas inesquecíveis gravações de “one hit wonders” que ele ama e todas ajudaram a formatar a música e a prosa que vivem dentro do artista Paulo Pinheiro.

                                                                                                  História da Banda

 

     

 

          Luciano e Paulo se conheceram no início da década de 90, na faculdade de Ciências da Computação da UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí) e, apenas dois  dias após, formaram uma banda para tocar nos bares de Itajaí. Quando do término da faculdade de computação, Luciano foi morar em Florianópolis para estudar odontologia e a banda se desfez. Paulo continuou tocando nos bares de Itajaí, e o faz até os dias de hoje. Luciano vinha compondo intensamente há cinco anos  e então, em 2017, convidou seus amigos de infância Manta, Telmo, Airton e Digo e também o Paulo para compor e formar a Spero Amicis. Contudo, devido ao afazeres da vida, ainda não puderam se reunir como deveria ser. Luciano e Paulo, então, assumiram a tarefa de continuar o projeto da Spero Amicis. Luciano sempre relatou, desde os tempos idos da década de 90, que sempre ocorria uma sinergia musical muito grande com o Paulo, o que pode-se verificar neste primeiro trabalho da Spero Amicis. Muita inspiração e dedicação foram colocados neste trabalho, sendo o resultado de uma vida inteira de dedicação para a música e muito aprendizado ao longo de todo esse tempo. De uma maneira geral, o método de compor é o seguinte: Luciano faz a melodia e  Paulo a letra. Muitas canções saíram de uma única vez, sendo consequência da mais pura inspiração. É uma benção de Deus poder trazer tantas músicas para esse mundo. Há de se agradecer as famílias, pela paciência e compreensão, pois todo o trabalho consumiu longas e longas horas, que foram sacrificadas do lazer da esposa e filhos do Luciano (Vivi, Gabriel e Alexandre) e do Paulo (Andréia e filha Marina)

 

                               Contato

 

                 Email: speroamicis@gmail.com  

© 2019 por Spero Amicis

bottom of page